Publicado em 3 de fevereiro de 2008
Bianca tem apenas 7 anos. Como toda menininha da sua idade, adora o cor-de-rosa, as fadas modernas que lutam pelo bem da humanidade e as bonecas Barbie. Acho que é efeito da televisão.
Penso que também vem daí a sua fascinação pela moda. As roupas que usa têm que ser justas, as cores de cada peça sempre combinando e, de preferência, um detalhe brilhante enfeita o conjunto.
Outro dia, Valéria, sua mãe, arrumava-se para ir trabalhar. Tirou do guarda-roupas um vestido tubinho preto, com uma estampa de galhinhos de flores miúdas, brancas, bem básico e discreto, herança de uma tia querida.
Sentada no sofá, vendo desenho animado, Bianca olhou, avaliou e disparou:
— Mãe, você parece uma velha com esse vestido... Não combina!
A garotinha de 7 anos pegou a mãe no fígado! Há meses ela estava com a sensação de que aquele vestido de crepe tinha mais cara de senhora-senhora do que de jovem-senhora-que-não-gosta-de-se-vestir-na-modinha-mas-que-também-odeia-cafonices. Mas mantinha por teimosia o modelito pendurado no armário. E, na fase dos 40 que estava, qualquer menção à velhice a deixava enlouquecida de raiva. Então, explodiu:
— Pô, Bia, eu já desconfiava que esse vestido me envelhecia, faz tempo que não uso, mas você tinha que falar assim, na lata??!!
— Não, não, mãe! Tá bom, tá bonito, pode ir com ele! — respondeu, quase pedindo desculpas.
— Não vou! Quer saber? Vou tirar agora e dar pra alguém! Ó, vou tirar e dar pra babá levar pra mãe dela! Vai servir direitinho na dona Maria!
E a menina retrucou baixinho:
— Na minha avó também ia ficar bom...
Bianca é assim. Tem opinião formada sobre o que combina com cada pessoa. E, quando se trata de uma mulher, sempre vai indicar o que é mais feminino. É assustador, porém, o quanto a sua própria feminilidade já desabrocha, apesar de ser tão pequena. É como se não visse a hora de ser uma mulher, apesar de adorar ser criança.
— Camila, todo mundo diz que pareço com você. Mas você é tão linda! — disse outro dia para a prima, que é realmente o que chamam por aí de mulherão. Tem 22 anos, é naturalmente loira, alta e de corpo torneado por 15 anos de ballet.
— Oh, querida, a mais linda é você!
— Não, não! É você — insistiu a garotinha.
— Tá, Bia, então me diz por que você acha que eu sou mais bonita do que você?
— É que você tem peitos! — respondeu, fazendo com as mãos aquele clássico movimento de balançar dois melões na frente do corpo.
Será que isso também é efeito da TV?
.
4 comentários:
com certeza... a tv tem um peso enorme nas crianças...
tb já li vários textos, mas do outro blog, confesso q gostei mais desse...
bj
legal Vivi!!
bjs
San
É Vivi! Estamos ficando velhas... Acredita que a Marina já é doida por batom e pulseiras?! E as calcinhas têm que ser cor-de-rosa?!
Vivi!
Eu amo essa frase do Almir Sater!!! Linda, linda...
E que figura essa Bianca, hein??
bjo!
débora
Postar um comentário